interno reg - atletismo

ATLETISMO

JOGOS DA FENAE 2022 – FASE FINAL

CURITIBA/PR

 

REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO

 

Art. 1º - O torneio de basquetebol masculino, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), adotadas pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), e pelo que dispuser este Regulamento.

Art. 2º - Todos os jogos serão disputados em 4 (quatro) período de 10 minutos cada um, cronometrados, com intervalos de 2 (dois) minutos, entre o primeiro e o segundo períodos (primeiro tempo), entre o terceiro e o quarto períodos (segundo tempo), e antes de cada período extra. Haverá um intervalo, entre o primeiro e o segundo tempo de 10 minutos.

Art. 3º - O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em quadra com 5 (cinco) jogadores prontos para jogar. Após 15 minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 20x0.

Art. 4º - O atleta expulso de uma partida cumprirá suspensão automática de uma partida, independente da fase.

Art. 5º - Caso uma partida termine empatada, haverá prorrogação de 5 (minutos). Persistindo o empate, haverá nova prorrogação de 5 minutos, e assim sucessivamente.

Art. 6º - Caso haja empate em números de pontos ganhos, serão considerados os seguintes critérios de desempate para efeito de classificação, entre equipes do mesmo grupo, pela ordem:

  1. Empate entre 2 (duas equipes)

1 – Confronto direto

  1. Empate entre 3 ou mais equipes:

1 – Saldo de pontos nos jogos entre as equipes empatadas;

2 – Maior número de pontos convertidos entre as equipes empatadas;

3 – Saldo de pontos averaje, nos jogos entre as equipes empatadas;

4 – Sorteio.

Parágrafo Único – A equipe vencedora receberá 2 pontos e a perdedora 1 ponto. No caso de W0, a equipe perdedora receberá zero ponto.

§ 1º - Serão considerados os seguintes critérios de desempate para efeito de classificação, para definir os melhores segundos e terceiros colocados, entre equipes de grupos distintos, pela ordem:

  1. Maior saldo de pontos;
  1. Maior número de pontos convertidos;
  1. Sorteio:

Art. 7º - O chaveamento será definido de acordo com sorteio efetuado pela Comissão dos Jogos da Fenae 2022.

Art. 8º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Técnica.

  

Top