interno reg - futebol

FUTEBOL SOCIETY

JOGOS DA FENAE 2022 – FASE FINAL

CURITIBA/PR

 

REGULAMENTO TÉCNICO DO FUTEBOL SOCIETY (LIVRE e MASTER)

 

Art. 1º - O torneio de futebol soçaite, categoria livre (qualquer idade) e master (somente atletas nascidos até 31/12/1980), será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) para a prática do futebol, com as alterações determinadas pelo que dispuser o presente Regulamento.

Art. 2º - Não há impedimento.

Art. 3º - A barreira é feita com a distância de 7 metros.

Art. 4º - A cobrança de lateral é feita com as mãos, enquanto que o tiro de meta, deverá ser cobrado com o pé.

Art. 5º - As partidas terão a duração de 60 minutos, divididos em 2 períodos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos entre os dois períodos.

Art. 6º - Os times são de 9 jogadores, um dos quais é o goleiro.

Art. 7º - Todos os atletas deverão assinar a súmula para participar da partida, podendo a mesma ser assinada durante o transcorrer da partida.

§ 1º - A súmula poderá ter no máximo assinatura de 17 atletas.

§ 2º - Não haverá limites para substituições, podendo o atleta que for substituído, retornar ao jogo.

Art. 8º - O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em campo com 6 jogadores prontos para jogar. Após 15 minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 1 x 0.

Art. 9º - Se, durante uma partida, o número de jogadores de uma equipe for inferior a 6, a partida será encerrada e a equipe faltosa perderá o jogo.

Art. 10º - Se a equipe vencedora estiver em vantagem no momento do encerramento da partida, que trata o art. 9º, a contagem nessa ocasião será mantida. Porém, em caso contrário, a equipe infratora perderá o jogo por 1 x 0.

Art. 11º - A equipe vencedora receberá 3 pontos e a perdedora zero ponto, em caso de empate, cada equipe receberá 1 ponto.

Art. 12º - As faltas de campo serão punidas das seguintes formas:

  1. Cartão amarelo – o jogador fica afastado do jogo por 5 minutos, sem direito a substituição.
  1. Cartão vermelho – o jogador é expulso da partida e não pode ser substituído.

§ 1º - O retorno do atleta advertido com cartão amarelo só se efetuará com a autorização da mesa, que ficará encarregada de cronometrar os 5 minutos.

Art. 13º - O atleta expulso de uma partida, terá que cumprir suspensão automática de uma partida, independente da fase.

Art. 14º - O uniforme é o mesmo do Futebol Association, sendo que o goleiro pode jogar de agasalho completo (macacão), de cor diferente do uniforme dos demais jogadores e da arbitragem. O calçado é a chuteira apropriada para futebol soçaite ou chuteira com travas de borracha, não podendo ser pelo jogador chuteira com travas de alumínio ou qualquer tipo de material metálico ou jogar descalço. O uso da caneleira é obrigatório.

Art. 15º - A bola será a mesma do futebol de campo oficial, sendo sua marca determinada pela coordenação técnica.

Art. 16º - Havendo empate em número de pontos ganhos entre os participantes na fase classificatória (entre equipes do mesmo grupo), será declarada vencedora a equipe que obtiver, nessa ordem:

  1. Maior número de vitórias;
  1. Maior saldo de gols;
  1. Confronto direto;
  1. Gols pró;
  1. Menor número de cartões (vermelhos e amarelos)
  1. Sorteio.

§ 1º - Havendo empate entre mais de duas equipes, o item “C” não será considerado.

§ 2º - Para efeito do critério de desempate do item “e”, será respeitada a seguinte tabela:

- 1 cartão vermelho equivale a 3 cartões amarelo.

Art. 17º - Havendo empate em números de pontos ganhos na fase classificatória (entre equipes de grupos distintos), para classificação dos melhores segundos e terceiros colocados, será declarada vencedora a equipe que obtiver, nessa ordem:

  1. Maior número de vitórias;
  1. Maior saldo de gols;
  1. Gols pró;
  1. Menor número de cartões;
  1. Sorteio.

Art. 18º - Na categoria livre, após a fase de grupo, nos jogos de semifinal, disputa de 3º lugar e final, em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de 20 minutos, dividido em dois períodos de 10 minutos cada um, sem intervalo para descanso. Persistindo o empate, a decisão será por pênaltis, cobrando uma série de pênaltis, alternadamente por equipes diferentes, e persistindo o empate, serão batidos, alternadamente, tantos pênaltis quantos forem necessários para indicar o vencedor.

Art. 19º - Na categoria master, após a fase de grupos, em caso de empate no tempo normal, não haverá prorrogação, assim a decisão será por pênaltis, cobrando uma série de 5 pênaltis, alternadamente por atletas de diferentes equipes, persistindo o empate, serão batidos, alternadamente, tantos pênaltis quantos forem necessários para indicar o vencedor.

Art. 20º - Os chaveamentos (grupos) serão definidos através de sorteio pela Comissão Técnica dos Jogos da Fenae 2022.

Art. 21º - Os casos omissos neste Regulamento, serão resolvidos pela Coordenação Geral.

 

Top