interno reg - voleibol

VOLEIBOL

REGULAMENTO TÉCNICO DO VOLEIBOL (MASCULINO E FEMININO)

Art. 1º Os torneios de voleibol (masculino e feminino) serão realizados de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Volley Ball (FIVB), adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e pelo que dispuser este Regulamento.

Art. 2º Na fase classificatória, todos os jogos serão disputados em 3 (três) sets e será declarada vencedora a equipe que vencer 2 (dois) sets, sendo os 2 (dois) primeiros sets jogados em 25 (vinte e cinco) pontos e, em caso de empate, o set decisivo será jogado em 15 (quinze) pontos. Em todos os sets, há necessidade de no mínimo 2 (dois) pontos de vantagem.

Art. 3º Todo atleta desqualificado de uma partida cumprirá suspensão automática de uma partida.

Art. 4º Tabela de Pontuação:

a) Vitoria 2x0 = 3 (três) pontos;

b) Vitória 2x1 = 2 (dois) pontos;

c) Derrota 1x2 = 1 (um) ponto;

d) Derrota 0x2 = 0 (zero) ponto.

Art. 5º Havendo empate na fase classificatória entre duas ou mais equipes, será declarada vencedora a equipe que obtiver nesta ordem:

a) Confronto direto;

b) Sets average nos jogos entre as equipes empatadas;

c) Pontos average nos jogos entre as equipes empatadas;

d) Maior saldo de sets em todos os jogos da fase;

e) Maior número de pontos consignados em todos os jogos da fase;

f) Sorteio.

Parágrafo único Havendo empate entre mais de 2 (duas) equipes, o item “a” não será considerado.

Art. 6º O chaveamento será definido por meio de sorteio realizado pela Comissão dos JOGOS DA FENAE 2022.

Parágrafo único Antes do chaveamento, serão definido pela Comissão Técnica os critérios do sorteio, da classificação e do número de equipes de voleibol masculino e feminino que se classificarão para a fase final dos JOGOS DA FENAE 2022.

Art. 7º O número de Atletas que deverão constar em súmula seguirá as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Volley Ball (FIVB), regras também adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Art 8º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral.