Viva - Movimento 878.png

Espaço Viva registra movimento intenso no primeiro dia dos Jogos da Fenae 2022

Local foi ambientado com base em tecnologia, inovação e interatividade. As seis estações despertaram a atenção dos participantes do evento

Em meio a uma disputa ou outra nas quadras e campos da Apcef/DF, durante os Jogos da Fenae 2022, em Brasília, depois de quatro anos de pausa por conta da covid-19, os atletas em diversas modalidades esportivas têm a chance de interagir em seis estações e conhecer mais de perto todos os projetos desenvolvidos pela Fenae em parceria com as 27 Apcefs. O primeiro dia nesta quinta-feira (16) foi de muito movimento no Espaço Viva Fenae/Apcef, cuja ambientação em tecnologia, inovação e interatividade despertou a atenção dos participantes do evento.

As seis estações do Espaço Viva foram montadas em dois locais (Bosque e Orla), o que facilitou a circulação do público pelos diversos ambientes distribuídos nas dependências da associação brasiliense. Nas três estações no Bosque, por exemplo, muitos atletas prepararam a câmera do seu celular e tiraram fotos para registrar um momento com o Movimento Solidário (“Fenae Transforma”), Arena e Bolão (“Bem-Estar”) e Fenae e Apcef, no âmbito das entidades representativas.

No fundo do Espaço Viva Fenae montado na Orla, as pessoas surpreenderam-se positivamente com uma fileira de mastros de madeira com bandeiras de todos os estados brasileiros. O lugar virou ponto de curiosidade e até de parada obrigatória para selfies, com delegações tirando fotos individuais ou em grupo. Nas três estações desse ambiente, os temas predominantes são Nosso Valor e Convênios (“Benefícios”), Talentos e Eu Faço Cultura (“Cultura”) e Rede do Conhecimento (“Educação”).

Os diversos QR Codes espalhados pelo espaço permitiram acesso do público aos vídeos, sites ou portais, plataformas dos projetos ou de campanhas, doações de pontos Fenae e outras possibilidades. No primeiro dia da competição, a lojinha de produtos foi um dos locais mais disputados. Filas foram formadas em alguns momentos, com muitos participantes interessados em adquirir ecobags, mochilas, camisetas regatas, bolsas, chapéus e térmicas feitas de lonas dos eventos anteriores, produzidas por uma cooperativa de artesãs de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, que desde 2015 atua em parceria com a Fenae. Essa cooperativa é formada por mulheres que já sofreram violência doméstica, enquanto os produtos comercializados são todos sustentáveis.

Outro ponto forte do Espaço Viva Fenae/Apcef foram os pufes disponibilizados para descanso e banquetas com mesas para um bate-papo e integração entre atletas. Muitos participantes consideraram tudo isso um presentão muito bem-vindo, principalmente depois de exaustivas competições.  O Espaço Viva é visto como local ideal para fazer novas amizades e conhecer os associados de outros estados.

“No Viva Fenae/Apcef, vamos detalhar tudo que temos feito em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados, tendo como referência o bem-estar da categoria. Rede do Conhecimento, Talentos, Meu Ideal, Nosso Valor, Arena, Bolão e Movimento Solidário são apenas alguns dos nossos projetos abordados de forma lúdica e interativa nesse espaço. Queremos que todos os participantes tenham o app”, afirma o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

O presidente da Fenae diz que o Espaço Viva foi pensado com o maior carinho para os atletas de todo o Brasil. “Essa integração é valorosa para as entidades do movimento associativo e estamos muito felizes pelo retorno presencial dos Jogos da Fenae”, conclui.

Viva Diretores - 878.png

Interação entre atletas de diferentes delegações

Para Vinícius Almeida, atleta do futebol master da Apcef/RJ, o espaço proporciona aos participantes uma experiência única, sobretudo por oferecer a oportunidade de conhecer, contribuir e compartilhar as atividades que a Fenae e as Apcefs fazem pelos empregados da Caixa. É a segunda vez que ele participa dos jogos e declara que não conhecia o Movimento Solidário, por exemplo. Diz estar otimista, por sentir-se preparado, para ir até a final da competição, agendada para o período de 12 a 15 de novembro, em local ainda a ser definido.

A atleta Lívia Dias, da delegação da Apcef/PB – modalidade futsal feminino, alimenta expectativa melhor possível com o sucesso dos jogos, que serve de espaço para convivência entre grupos diferentes. “A sensação de liberdade é um dos pontos mais positivos”, argumenta. A atleta participa pela quarta vez consecutiva de uma edição dos Jogos da Fenae.

Associado da Apcef/PR, André Felipe Alves é o maior doador do Movimento Solidário entre os empregados da Caixa. Já são quatro edições nas quais marca presença nos Jogos da Fenae, sempre com disputa no vôlei masculino. Ele é fã do Espaço Viva e explica que, além do Movimento Solidário, os outros programas de interesse são Rede do Conhecimento, Inspira, Convênios e aplicativo Viva Fenae.

Na área de esporte, segundo ele, as ações da Fenae proporcionam a valorização dos atletas e a defesa dos direitos dos empregados, articuladas com a mobilização pela Caixa 100% pública. “Se não tivesse um banco como a Caixa, que fez muito pela população durante o pagamento do auxílio emergencial, o país ficaria impossibilitado de prestar um serviço tão fundamental ao desenvolvimento econômico e social”, declara.