interno reg - basquete

BASQUETE MASCULINO

REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO

Art. 1º O torneio de basquetebol masculino será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Basquete / International Basketball Federation (FIBA), adotadas pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e pelo que dispuser este Regulamento.

Art. 2º Todos os jogos serão disputados em 4 (quatro) períodos de 10 (dez) minutos cada um, cronometrados, com intervalos de 2 (dois) minutos entre o primeiro e o segundo período (primeiro tempo), entre o terceiro e o quarto período (segundo tempo) e antes de cada período extra. Haverá um intervalo de 10 (dez) minutos, entre o primeiro e o segundo tempo.

Art.3º O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em quadra com 5 (cinco) jogadores prontos para jogar. Após 15 (quinze) minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 20 x 0.

Art. 4º O atleta expulso de uma partida cumprirá suspensão automática de uma partida, independente da fase.

Art. 5º Caso uma partida termine empatada, haverá prorrogação de 5 (cinco) minutos. Persistindo o empate, haverá nova prorrogação de 5 (cinco) minutos, e assim sucessivamente.

Art. 6º Serão considerados os seguintes critérios de desempate para efeito de classificação, pela ordem:

a) Empate entre 2 (duas) equipes:

1 – Confronto direto.

b) Empate entre 3 ou mais equipes:

1 – Saldo de pontos nos jogos entre as equipes empatadas;

2 – Maior número de pontos convertidos nos jogos entre as equipes empatadas;

3 – Saldo de pontos average, nos jogos entre as equipes empatadas;

4 – Saldo de pontos em todos os jogos do grupo na fase;

5 – Maior número de pontos convertidos em todos os jogos do grupo na fase;

6 – Saldo de pontos average, em todos os jogos do grupo na fase;

7 – Sorteio.

Parágrafo 1º Quando o empate for entre 3 (três) ou mais equipes, e continuarem 2 (duas) equipes ainda empatadas e houver necessidade de classificar uma entre as duas que continuaram empatadas, prevalecerá o critério do item “a”.

Parágrafo 2º A equipe vencedora receberá 2 (dois) pontos e a perdedora 1 (um) ponto. No caso de W x O, 0 (zero) ponto.

Art. 7º O chaveamento (grupos) será definido de acordo com sorteio efetuado pela Comissão Técnica dos JOGOS FENAE 2022 – FASE CLASSIFICATÓRIA.

Parágrafo único  Antes do sorteio dos grupos será definido, pela Comissão Técnica, os critérios do sorteio, de classificação e o número de equipes do basquetebol, que estarão classificadas para a FASE FINAL.

Art. 8º O número de atletas que deverão constar em súmula seguirá as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), regras também adotadas pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Art 9º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral.