interno reg - futebol

FUTEBOL SOCIETY (LIVRE E MASTER)

REGULAMENTO TÉCNICO DO FUTEBOL SOCIETY (LIVRE E MASTER)

Art. 1º O torneio de futebol society, categorias livres (qualquer idade) e master (Atletas nascidos até 31/12/1980), será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela  FIFA (Fédération Internationale de Football Association - Federação Internacional de Futebol) para a prática do Futebol, com as alterações determinadas pelo que dispuser o presente Regulamento.

Parágrafo único No futebol society master, só será permitida a participação dos atletas nascidos até 31/12/1980.

Art. 2º Não há impedimentos.

Art. 3º A barreira é feita com a distância de 7 (sete) metros.

Art. 4º A cobrança de lateral é feita com as mãos, enquanto o tiro de meta deverá ser cobrado com o pé.

Art. 5º As partidas terão a duração de 60 (sessenta) minutos, divididos em 2 (dois) períodos de 30 (trinta) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos entre os 2 (dois) períodos.

Art. 6º Os times são formados por 9 (nove) jogadores, um dos quais é o goleiro.

Art. 7º Todos os atletas deverão assinar a súmula para participar da partida, podendo ser assinada durante o transcorrer da partida.

Parágrafo 1º A súmula poderá ter no máximo a assinatura de 17 (dezessete) atletas.

Parágrafo 2º Não haverá limites para substituições, podendo o atleta que for substituído retornar ao jogo.

Art. 8º O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em campo com 6 (seis) jogadores prontos para jogar. Após 15 (quinze) minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 1 x 0.

Art. 9º Se, durante uma partida, o número de jogadores de uma equipe for inferior a 6 (seis), a partida será encerrada e a equipe faltosa perderá o jogo.

Art. 10º Se a equipe vencedora estiver com vantagem no momento do encerramento da partida que trata o art. 9º, a contagem nesta ocasião será mantida. Porém, em caso contrário, a equipe infratora perderá o jogo por 1 x 0.

Art. 11º A equipe vencedora receberá 3 (três) pontos e a perdedora 0 (zero) ponto. Em caso de empate, cada equipe receberá 1 (um) ponto.

Art. 12° As faltas de campo serão punidas das seguintes formas:

a) Cartão amarelo – O jogador fica afastado do jogo por 5 (cinco) minutos, sem direito a substituição.

b) Cartão Vermelho – O jogador é expulso da partida e não pode ser substituído.

Parágrafo único O retorno do atleta advertido com cartão amarelo só se efetuará com a autorização da mesa, que ficará encarregada de cronometrar os 5 (cinco) minutos.

Art. 13º atleta expulso de uma partida terá que cumprir suspensão automática de uma partida, independente da fase.

Art. 14º O uniforme é o mesmo do Futebol Association, sendo que o goleiro pode jogar de agasalho completo (macacão), de cor diferente do uniforme dos demais jogadores e da arbitragem. O calçado é somente a chuteira apropriada para futebol society. O uso da caneleira é obrigatório.

Parágrafo único É vedada a utilização de chuteiras de travas de alumínio, borracha ou qualquer tipo de material metálico ou jogar descalço.

Art. 15º A bola será a mesma do futebol de campo oficial, sendo a sua marca determinada pela Coordenação Técnica.

Art. 16º Havendo empate em número de pontos ganhos entre os participantes na fase classificatória, será declarada vencedora a equipe que obtiver, nesta ordem:

a) Maior número de vitórias;

b) Maior saldo de gols;

c) Confronto direto;

d) Gols pró;

e) Menor número de cartões (vermelhos e amarelos)

f) Sorteio.

Parágrafo 1º Havendo empate entre mais de duas equipes, o item “c” não será considerado;

Parágrafo 2º Para efeito do critério de desempate do item “e” será respeitada a seguinte tabela: 1 (um) cartão vermelho equivale a 3 (três) cartões amarelos.

Art. 17º O chaveamento (grupos) será definido por meio de sorteio pela Comissão Técnica dos JOGOS DA FENAE 2022.

Parágrafo único Antes do chaveamento, será definido pela Comissão Técnica os critérios do sorteio e da classificação das equipes do futebol society livre e máster, que passarão para a FASE FINAL dos JOGOS DA FENAE 2022.

Art. 18º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral.