interno reg - futsal

FUTSAL (MASCULINO E FEMININO)

 

REGULAMENTO TÉCNICO DO FUTSAL (MASCULINO E FEMININO)

Art. 1º O torneio de futsal masculino e feminino será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association - Federação Internacional de Futebol), adotadas pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e pelo que dispuser este Regulamento.

 

Art. 2º As partidas na FASE CLASSIFICATÓRIA terão a seguinte duração

a) Masculino: duração de 40 (quarenta) minutos corridos, divididos em 2 (dois) períodos de 20 (vinte) minutos cada um, com 10 (dez) minutos de descanso entre os 2 (dois) períodos.

b) Feminino: duração de 30 (trinta) minutos corridos, divididos em 2 (dois) períodos de 15 (quinze) minutos cada um, com 10 (dez) minutos de descanso entre os 2 (dois) períodos.

 

Art. 3º O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em quadra com 3 (três) jogadores prontos para jogar. Após 15 (quinze) minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 1 x 0.

 

Art. 4º Se durante uma partida o número de jogadores de uma equipe for inferior a 3 (três), a partida será encerrada e a equipe faltosa perderá o jogo.

 

Art. 5º Se a equipe considerada vencedora estiver com vantagem no momento do encerramento da partida de que trata o artigo anterior, a contagem, nesta ocasião, será mantida. Porém, em caso contrário, a equipe infratora perderá o jogo por 1 x 0.

 

Art. 6º A equipe vencedora receberá 3 (três) pontos e a perdedora 0 (zero) ponto. Em caso de empate, cada equipe receberá 1 (um) ponto.

 

Art. 7º Todo atleta expulso de uma partida cumprirá suspensão automática na próxima partida, independentemente da fase.

 

Art. 8º Durante o transcurso de uma partida, não haverá limites de substituições, podendo o atleta substituído retornar ao jogo a qualquer tempo.

 

Art. 9º Havendo empate em número de pontos ganhos entre os participantes na fase classificatória, será declarada vencedora a equipe que obtiver, nesta ordem:

a) Maior número de vitórias;

b) Maior saldo de gols;

c) Confronto direto;

d) Gols pró;

e) Menor número de cartões (vermelhos e amarelos);

f) Sorteio.

Parágrafo 1º Havendo empate entre mais de 2 (duas) equipes, o item “c” não será considerado;

Parágrafo 2º Para efeito de critério de desempate do item “e”, será respeitada a seguinte tabela: 1 (um) cartão vermelho equivale a 3 (três) cartões amarelos.

 

Art. 10º Os atletas só poderão utilizar, para a disputa das partidas, tênis de solado liso.

 

Art. 11º As dimensões das quadras de jogos serão definidas de acordo com as possibilidades do local dos jogos.

 

Art. 12º O chaveamento será definido de acordo com sorteio efetuado pela Comissão Técnica dos JOGOS DA FENAE 2022.

 

Art. 13º Antes do chaveamento, será definido, pela Comissão Técnica, os critérios do sorteio, da classificação e do número de equipes do futsal masculino e feminino, que se classificarão para a FASE FINAL.

 

Art. 14º O número de Atletas que deverão constar em súmula seguirá as regras estabelecidas pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association - Federação Internacional de Futebol), regras também adotadas pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

 

Art. 15º Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral.

 

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DO PESSOAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - Fenae

 

 

 

 

Top