Website Error

Algo errado aconteceu.

Houve um problema ao fazer esse processamento.


Opening/closing quote not found for quote at (line 142, column 59)

Veja mais detalhes ou verifique os logs do sistema.

Stack Trace:

interno - comemoracao

Natação foi a modalidade premiada de domingo (13)

José Paulino, atleta da Apcef/PB, ganhou medalha no revezamento aos 72 anos. Ele participou de todos os Jogos da Fenae

Muitos atletas vão voltar para casa felizes, com a bagagem cheia de ouro. Uma delas é Djane Gueriero, atleta da Apcef/SP. Ela venceu absolutamente todas as provas individuais da categoria master feminina: 50m borboleta, 50m livre, 50m costas e 50m peito. Todas de ouro.

Com 11 anos de Caixa, a competidora de 42 anos nadou durante toda a adolescência, mas os treinos para as provas ficam por conta do crossfit. “Na piscina só nas competições mesmo. Treino crossfit então estou sempre condicionada”, disse Djana, que participa dos jogos desde 2012. 

A colega de Djana, Thais Ferreira, também venceu várias provas da modalidade: 50m borboleta e 50m livre ela ganhou medalha de ouro; 50m costas e 50m peito, medalha de prata.  “Eu nadei muito e há muitos anos eu me preparo para a prova de 50 m livres”, conta. “O ‘borboleta’ foi uma revelação para mim. Estou muito feliz porque participo desde 2008 e é a primeira vez que ganho uma medalha no individual. Foi muito especial”, disse com sorriso estampado no rosto. Ela entrou na Caixa em com 21 e já começou a participar dos jogos desde então. 

No masculino individual, Osvaldo Neto, da Apcef/SC, levou o ouro dos 50m borboleta e 50 m costas, além da prata, nos 50m peito. “Treinei bastante velocidade e consegui colher os frutos agora. Estou muito feliz, principalmente por voltar a encontrar os amigos no esporte”, comemorou Osvaldo, com o peso das medalhas no pescoço. Os jogos da Fenae são, para ele, um evento muito aguardado. “Assim que acaba um, já fico esperanto pelo próximo”, brincou. 

 

Osvaldo.jpeg

Na natação paralímpica, Guilherme Franklin, da Apcef/SC, levou o ouro na categoria S10. Ele joga basquete e futebol, mas foi a primeira vez que competiu em natação. “Infelizmente não nos classificamos na primeira fase, na Apcef/DF, mas fui convidado para disputar na natação paralímpica e deu certo”, disse. Empregado da Caixa desde 2019, foi a primeira participação de Guilherme nos Jogos da Fenae – e já estreou com medalha de ouro. “Agora vou treinar natação para participar dos próximos. A medalha despertou a vontade”, revelou, entusiasmado.

 

Guilherme paralimpico interna.jpg

Exemplo de atleta– Se fosse possível escolher personalidades nos Jogos, certamente José Paulino, da Apcef/PB, seria uma delas. Aos 72 anos, o José Paulino participou de todos os Jogos da Fenae, nas modalidades livre e borboleta. Hoje ele venceu em equipe, revezamento 4x50 livre. “Sempre ganhei medalha – quando não é ouro, é prata”, gaba-se o atleta, com merecimento. 

José Paulino conta que o treino é pesado. Acorda às 4h20 da manhã, treina natação das 5h30 às 7h30, ciclismo das 10h às 11h, faz musculação das 11h às 12h30. “E ainda faço meia hora de alongamento. Tudo isso de segunda a sábado. Domingo é descanso total”, contou. 

José Paulino era um dos mais festejados pelos colegas. Ele falou sobre a importância dos Jogos da Fenae, especialmente após a aposentadoria. “Depois que me aposentei em 2006, só vivo para isso. É como se fosse o meu trabalho”, revelou.

 

Jose Paulino.jpeg

O presidente da Apcef/PB, Carlos Espíndola, é testemunha da dedicação de José Paulino. “Ele está na Apcef toda semana treinando natação e incentivando todos os colegas. É um exemplo para todos, além de ter um relacionamento de amizade excepcional. É um exemplo de atleta”, disse. O presidente da Associação aproveitou para elogiar os Jogos da Fenae. “Além da excelente qualidade da organização e da estrutura, os Jogos têm uma importância imensa para a gente reencontrar e fazer amigos em todo o Brasil.

Na natação paralímpica masculina S9, o atleta Adeílson Costa Gois, da Apcef/SE, levou o ouro, na S10, o primeiro lugar ficou com Guilherme Franklin, da Apcef/SC. Na categoria feminina, Lithuany Natashi ficou em primeiro lugar. Ela competiu pela Apcef/AL.

Confira aqui os resultados

resultados.jpg

 

Top