Website Error

Algo errado aconteceu.

Houve um problema ao fazer esse processamento.


Opening/closing quote not found for quote at (line 142, column 59)

Veja mais detalhes ou verifique os logs do sistema.

Stack Trace:

interno - comemoracao
Torcida 878.png

Torcidas levam ânimo extra para delegações das Apcefs

Gritos dos torcedores levantaram a moral dos jogadores durante as disputas. Essa agitação deve ser mais intensa na reta final das competições da fase classificatória

Dessa vez não tem batucada como visto em outras edições, mas gritos, euforia e muita animação estão presentes e fazem parte da magia das torcidas de todo o Brasil Apcef/DF, em Brasília, local de competição das diversas modalidades dos Jogos da Fenae 2022. É fato que, no momento da disputa das partidas, a motivação de torcedores impulsiona as ações motoras e o desempenho dos atletas. Os espectadores funcionam como uma forma de motivação, o que, muitas vezes, deixa o competidor animado ou nervoso.

Nesta sexta-feira (17), no segundo dia do evento, o colorido oferecido por familiares e colegas de delegação compensa eventuais lacunas e busca reafirmar o espírito de que vale a pena incentivar os atletas, seja em que circunstância for. Apesar dos jogos ainda estarem na fase de classificação, as torcidas capricham nos gritos de guerra. A agitação tem sido intensa. Esse cenário é integrado por um pequeno exército de acompanhantes das delegações, formado por filhos, mães, pais, esposas e maridos que vieram engrossar o coro da torcida.

Impressiona o número de crianças circulando no Clube da Apcef/DF. Elas apresentam um espetáculo à parte. As maiores e mais autônomas são vistas correndo nos arredores dos locais das competições, brincando nas piscinas e até jogando bola com o pai em frente à estação Bosque do Viva Fenae/Apcef e em outros espaços. Há as que assistem as partidas e aproveitam a liberdade para circular sozinha por um clube bem estruturado. Os bebês e suas frotas de carrinhos também marcam presença, sempre acompanhados pela mãe ou pelo pai. 

À sombra da arquibancada do futebol soçaite, um grupo de três esposas da equipe da Apcef/PE torcia tranquila, embora, às vezes, fazia movimentos mais agitados, a depender do que rolava na partida de Pernambuco com o Pará. Carla Travassos, casada com um jogador de futebol soçaite da delegação pernambucana, participa pela primeira vez de uma edição dos jogos, na condição de acompanhante. “O evento está de parabéns pela organização. Vejo muita emoção e diversão nas disputas entre colegas de trabalho. Isso prova o quanto os Jogos da Fenae 2022 são muito bons”, avalia.

Outra torcedora que acompanha o marido nos jogos de Brasília é Patrícia Anastácia, empregada da Caixa desde 2013. Ela contabiliza oito edições no currículo, sempre acompanhando o marido que participa do time de futebol soçaite de Pernambuco. Para Patrícia, os jogos são fundamentais para fomentar a interação entre pessoas de delegações distintas, o que proporciona maior incentivo na mobilização em defesa dos direitos dos empregados e na saúde física e mental de quem trabalha no banco. E conclui assim o seu raciocínio: “O que rola no esporte e na cultura tem relação direta com a Caixa 100% pública, que representa o social e os interesses do país”. 

Jaqueline Ceollin Amorim foi vista perto da piscina cuidando de um bebê de dois meses e de uma outra criança de dois anos e meio, que no momento brincava no parquinho. Ela não é bancária, mas acompanha o marido Diego Lima Silva, jogador de futsal e futebol soçaite da Apcef/DF. Ela acha divertido acompanhar o marido nos jogos. Já são cinco edições que ambos participam. “Acho os jogos organizados e agregadores, principalmente por permitirem a presença de familiares dos atletas. O evento ajuda a unir os trabalhadores e essa integração é positiva para que fiquem sabendo dos fatos na Caixa e em outros ambientes”, completa. A equipe do marido no futsal chega, geralmente, à final da competição, segundo palavras dela.

Outro torcedor fiel do futsal feminino é Vinícius Riller, marido de uma jogadora da delegação de Santa Catarina e pai de um menino de um ano, de quem cuidava no momento em que a esposa jogava contra a equipe de Roraima, ao mesmo tempo que torcia pelo time catarinense. Apesar de não ser empregado da Caixa, Riller participa dos torneios promovidos pela Apcef/SC como atleta de futebol soçaite. 

O torcedor da delegação catarinense compartilha opinião positiva sobre a estrutura dos jogos e da Apcef/DF, ambas definidas por ele como muito boas. Para Vinicius Riller, a edição do evento em Brasília registra uma torcida surpreendentemente acomodada. “Talvez essa situação seja decorrente do evento ter sido dividido em duas fases, o que pode ter despertado pouco interesse por parte do público”, admite.

Rivalidade à parte, a participação dos torcedores registra um colorido especial para as disputas nas diversas modalidades. Seja em que situação for, há sempre alguém por perto passando a energia de torcedor para os atletas do seu estado.

Mais informações sobre os Jogos da Fenae

Acompanhe tudo o que está acontecendo nos Jogos da Fenae 2022 pelo hotsite www.fenae.org.br/jogosdafenae2022. Isso também poderá ser feito nas redes sociais da Federação. Existe ainda a possibilidade de fazer download do aplicativo do evento, disponível na Apple Store e na Play Store nas versões para smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS e Android, respectivamente.     

Top